O que é upsell?? Se você conhece o marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre o famoso upsell. Ele é basicamente um produto adicional à sua oferta com o objetivo de aumentar os lucros.
Essa estratégia vem sendo utilizada, cada vez mais, por produtores brasileiros e se você ainda não aplica no seu negócio, pode ter certeza que, estará deixando dinheiro “na mesa”
Mas porque o upsell é tão bom? O motivo é simples. Vender mais de uma vez para o mesmo cliente é mais fácil do que prospectar um novo para sua empresa.
Continue lendo esse artigo para entender como aplicar o upsell corretamente no seu marketing.
Benefícios do upsell para o negócio
O principal benefício do upsell é sem dúvidas o aumento dos lucros. Quando o cliente compra de você, o contato dele fica registrado na sua plataforma de vendas.
Sendo assim, para continuar vendendo a ele, você só precisa pegar o contato que está registrado na plataforma e fazer novas ofertas.
Todas as vendas que forem feitas não terão custos adicionais, pois esse lead já é seu. Dessa forma, você vende mais com menos investimento.
Como fazer upsell como produtor?
Se você está pensando em lançar um infoproduto é de extrema importância criar bons funis de upsell para aumentar seu lucro.
Essa estratégia vem sendo utilizada há um bom tempo no mercado americano e está sendo moldada aos poucos pelos estrategistas digitais do marketing brasileiro. Então se você vai lançar o seu infoproduto recomendo que a partir de agora você não pense apenas em um produto único e específico.
Mas sim, em uma sequência de produtos que poderão ser ofertados logo depois da primeira venda como um upsell imediato.
Lembre-se que nem todas as pessoas que receberem essa segunda oferta vão comprar de você, mas estima-se que uma boa taxa de conversão varia de 15$ a 20%.
Então, o seu objetivo deve ser sempre buscar atingir esse percentual de faturamento.
Para isso, a sua página de upsell precisa ter um bom vídeo de vendas criando no cliente a necessidade de obter aquele produto para complementar o da primeira oferta.
Como fazer um upsell com afiliado?
Uma das maneiras de fazer upsell como afiliado é pegar o contato e e-mail de todas as pessoas que compraram de você para fazer novas ofertas a essas pessoas, a fim de aumentar o seu faturamento.
Como afiliado você fica um pouco mais limitado a oferecer um produto secundário logo após a primeira compra, pois isso depende do produtor e não de você.
Entretanto, nada te impede de continuar ofertando outros produtos a sua lista de compradores.
Dicas valiosas para fazer um upsell que vende
Conheça as necessidades do cliente
Para entender as necessidades do cliente você precisa minerar todas as possibilidades.
Estude o seu público a fundo para conhecer os produtos que são mais requisitados por eles e que tipo de serviço eles costumam comprar.
Diante disso, você pode desenvolver um produto ou serviço que atenda às necessidades dessas pessoas para aumentar as vendas e resolver a dor do seu cliente.
Por exemplo, se você ministra cursos há um bom tempo, ao fazer uma pesquisa do seu público, você pode descobrir que agora as necessidades deles são de um produto diferente, como por exemplo uma mentoria.
Vale super a pena investir nessa estratégia.
Oferecer soluções eficazes para os seus clientes
Ninguém quer investir em algo que não traga retorno, pois isso seria jogar dinheiro fora. Então, é importante que você se coloque no lugar do cliente e desenvolva algo que vá ajudá-lo de fato.
Voltando ao exemplo dos cursos. Você decidiu que iria ensinar as pessoas a ganhar dinheiro pela internet e, para isso, criou um treinamento online.
Como você vende o curso é possível logo depois uma mentoria como upgrade por um valor a mais.
Dessa forma, o seu cliente ficará mais tranquilo, pois sabe que pode contar com ajuda de uma mentoria personalizada, caso apareça obstáculos e dificuldades na hora de empreender online.
Entendeu como desenvolver soluções eficazes pode agregar muito mais valor ao seu upsell de vendas.
Faça seu cliente enxergar a necessidade pelo seu produto
Se você não conseguir fazer o cliente enxergar os benefícios de adquirir essa segunda compra, é melhor nem oferecer o produto.
É preciso deixar bem claro quais são as vantagens que ele irá obter ao adquirir acesso a essa segunda oferta e o porquê essa compra é uma excelente aquisição.
Seja um solucionador de problemas
O que mais vemos hoje no mercado digital são pessoas tentando vender a qualquer custo produtos que não resolvem de fato os problemas do cliente.
Dessa forma, vender algo a mais como uma segunda oferta de upsell não pode ser, em hipótese alguma, uma forma a mais de empurrar um produto ruim.
Se você não produzir algo de qualidade que realmente atenda às necessidades dos seus clientes as chances de eles pedirem um reembolso e nunca mais comprar de vocês são muito grandes.
Então, não tenha medo e se aprofunde, cada vez mais, nas dores, desejos e aspirações dos seus clientes para entendê-los melhor. Um formulário pode ser bastante interessante para coletar dados eficazes e definir uma estratégia que atenda às necessidades de todos.
Quebre todas as objeções
No momento em que você for ofertar o segundo produto ao seu cliente uma coisa é certa. Ele terá dúvidas e objeções. Seu papel como um bom vendedor deve ser quebrá-las imediatamente para criar no cliente a necessidade real de que precisa do seu produto.
Se você for produtor é de extrema importância que na sua página de upsell contenha um vídeo de vendas explicativos para eliminar uma por uma das principais objeções.
As objeções mais comuns são:
- Isso não funciona para mim;
- Não preciso disso agora;
- Não tenho dinheiro;
- E se eu não gostar do produto;
- Não confio no vendedor;
- E se isso não der certo.
Agora que você já conhece a lista com as principais objeções, basta quebrar cada uma delas com argumentos convincentes que eu tenho certeza que o cliente não irá pensar duas vezes no momento de comprar a segunda oferta.
Conclusão
Ao longo desse texto, você deve ter compreendido a importância de ofertar uma segunda vez para o seu cliente, para aumentar os lucros. Entretanto fazer uma segunda oferta não é o suficiente.
Isso porque ela precisa estar ancorada com várias outras estratégias eficazes, a fim de fazer com que o cliente compre de você e não tenha dúvidas que esse produto será a melhor da vida dele.
Além disso, você viu que dá para fazer upsell de vendas, mesmo como afiliado. Então se você já tem uma base de compradores muito grande dos seus produtos comece o quanto antes a criar uma boa festa de vendas para aumentar os seus lucros.
Agora se você deseja se tornar produtor digital para escalar os seus lucros recomendo fortemente que busque o direcionamento correto através de um treinamento eficaz e direto ao ponto.
E eu estou falando aqui do Método LTV. O método LTV é um curso completo para quem deseja iniciar no mercado digital e escalar as suas vendas utilizando bons funis na sua estrutura.
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