O Funil de vendas no marketing digital é um conjunto de estratégias para fazer com que usuários das redes sociais se tornem possíveis clientes.
É basicamente a série de etapas que a pessoa percorre desde o momento que conhece a sua marca ou serviço até o momento em que ela vira cliente e passa dividir experiências de sua marca para outras pessoas.
O melhor disso tudo é que qualquer empresa com presença digital pode utilizar estratégias de funis de vendas para aumentar a quantidade de clientes e elevar o faturamento do negócio.
Para que você possa compreender melhor o funil de vendas no marketing digital é como se fosse uma pirâmide invertida.
No topo desse funil estão os visitantes, ou seja, as pessoas que acabaram de conhecer seu serviço.
Logo depois, eles passam a se tornar um lead na sua empresa. E assim eles vão descendo o funil até se tornarem um comprador da sua empresa.
Continue lendo esse artigo para entender todas as etapas de um funil de vendas no marketing digital.
Como estruturar um Funil de Vendas no Marketing Digital
Escolha o produto que será ofertado
Se você é um afiliado digital e pretende criar um funil de vendas para ter resultados positivos em suas campanhas de marketing é de extrema importância escolher um produto de qualidade para promover.
Isso porque o produto poderá determinar boa parte do sucesso de suas vendas.
Você pode escolher desde um produto físico ou digital para vender no seu funil.
Além disso, é importante procurar produtos com comissionamento acima de 50%, com order bump e upsell, já que eles aumentam ainda mais a lucratividade do afiliado.
Conheça a persona da sua oferta
Agora que você já escolheu o produto que irá divulgar chegou o momento de definir a sua persona, pois sem ela você poderá se perder no caminho e ofertar para as pessoas erradas.
Por exemplo, se você decidiu vender algum curso de marketing digital que ensina pessoas a ganhar dinheiro de forma 100% online, a segunda etapa é definir quem seria os compradores ideais desse produto.
Essas pesquisas incluem saber a idade geral do seu público alvo, sexo, onde moram, qual o estado civil dessas pessoas, em que elas trabalham, entre outros.
E também buscar saber quais são os maiores desejos e aspirações delas. Dessa forma será mais fácil encontrar o público ideal.
Crie uma oferta irresistível
Essa é uma das etapas mais importantes para converter os potenciais clientes em compradores, principalmente se você for produtor.
Caso você seja um afiliado é importante que na página de vendas tenha uma VSL, vídeo de vendas explicativo, para aumentar as conversões, já que os vídeos são capazes de tocar na dor do cliente de forma mais assertiva e potencializar as vendas.
Também é importante que a página de vendas contenha depoimentos positivos de pessoas que compraram esse curso para passar mais confiança e agregar valor ao cliente.
Além disso, o símbolo de garantia deve estar presente na página de vendas, isso irá ajudar os leads a se sentirem mais seguros e comprar de você com mais facilidade, já que eles estarão resguardados de quaisquer golpes.
Configure sequências de e-mail marketing ou mensagens
Nesta etapa, você irá enviar mensagens para todas as pessoas que se cadastraram para receber algum material gratuito.
Dessa forma, é possível criar uma lista enorme de e-mails e disparar ofertas automatizadas todos os dias para vender mais a esse público.
Invista em tráfego para atrair clientes.
Sem tráfego, sem vendas. Essa é uma frase comum no marketing digital e que representa bem esse ponto ao qual chegamos agora.
Para que você consiga obter uma grande quantidade de compradores do seu produto é preciso investir em tráfego para que as pessoas conheçam aquilo que está sendo ofertado por você.
Esse tráfego pode ser de duas formas diferentes: ou seja, orgânico ou pago.
O tráfego orgânico é aquele que você não precisa investir dinheiro em anúncios para vender. Geralmente são utilizadas estratégias de criação de conteúdo para atrair um determinado público, criar audiência e só depois vender para ela.
No tráfego pago os resultados, muitas vezes, são mais rápidos porque você irá investir o seu dinheiro em anúncios que serão disseminados pelos vários canais de comunicação online.
Dessa forma os usuários conhecerão sua marca muito mais rápido.
Caso você queira investir em estratégias orgânicas o YouTube é uma das melhores opções para quem deseja vender como afiliado através dessa ferramenta. Um ponto positivo do YouTube é que os vídeos são permanentes, diferentemente dos Stories do Instagram que acabam depois de 24 horas.
Além disso, outra estratégia de tráfego orgânico pode ser a otimização dos mecanismos de buscas no google, ou seja, SEO.
Essa estratégia consiste na criação de artigos otimizados que ficarão posicionados no google aumentando as chances de você vender seus produtos de forma gratuita e automática.
Fidelize o cliente
Se o cliente comprou de você significa que ele acredita no seu produto como uma possível resolução para o seu problema. Dessa forma, é de extrema importância garantir a lealdade e fidelidade desse cliente.
Funil de vendas utilizando upsell
Depois que você compreendeu tudo que foi citado acima chegou o momento de criar uma estrutura de upsell para vender mais ao mesmo cliente.
Essa estratégia, sem dúvidas alguma, irá aumentar muito mais o seu faturamento, pois é mais fácil vender de um cliente que já comprou de você do que prospectar um novo cliente para sua empresa.
Caso você não saiba o que é um upsell na prática eu irei te explicar.
O upsell é uma estratégia de marketing para vender um serviço ou produto mais completo por um valor maior a um cliente que já comprou de você.
Essas estratégias são bastante comuns nos lanches do McDonald’s, pois assim que você compra o seu lanche eles te oferecem novamente um produto melhor e maior como acompanhamento.
Entendeu como esse pequeno detalhe pode aumentar consideravelmente os seus lucros?
Como estruturar um Funil de Vendas no Marketing Digital na prática?
Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas de como desenvolver todo funil de vendas, não perca mais tempo e conheça agora método LTV.
Nesse método, você encontra estratégias altamente validadas com 3 passos simples para vender muito os seus produtos digitais.
Todo conhecimento presente nesse treinamento é de extrema importância para que você não cometa erros durante a sua jornada como afiliado ou produtor digital.
Sendo assim, é muito importante investir em conhecimentos que facilitarão a sua jornada como empreendedor digital. Cada erro que você cometer pode te deixar frustrado, angustiado e triste. Então, porque trilhar esse caminho sozinho se você tem o método LTV para te guiar?
Conclusão Sobre Funil de Vendas no Marketing Digital
Ter um negócio online com ótimos funis de vendas trabalhando 24 horas por dia é a melhor forma de escalar seus ganhos e fazer a internet trabalhar para você.
Não importa se você é um completo iniciante que não compreende absolutamente nada sobre funil de vendas.
Ou se é aquela pessoa que já fez algumas vendas como afiliado, mas ainda não conseguiu escalar os seus ganhos. Esse método é para todos vocês.
Lembre-se que quanto antes você começar, mais rápido serão os seus resultados. Tenho certeza que essa será sua melhor decisão.
Dê uma olhada no meu Canal no YouTube sobre Funil de Vendas no Marketing Digital para mais conteúdo sobre o assunto.
Além disso, você não irá perder nada com aquisição desse método, pois confiamos tanto em nosso trabalho que decidimos te dar 30 dias de garantia para decidir se o Método LTV é o treinamento certo para você.
Então, não tem porque ter medo de iniciar um novo negócio.
A chance está nas suas mãos e agora cabe a você aproveitar da melhor forma clique aqui e começa a colocar em prática o seu funil de vendas o quanto antes.
Agora é com você! Sucesso!